Kátxinha's stuff

Thursday, November 30, 2006

A escola em Portugal

Foi lançado na passada sexta-feira o livro "A escola em Portugal: novos olhares, outros cenários" de Ana Nunes de Almeida e Maria Manuel Vieria, investigadoras do ICS. Este livro pretende apresentar uma análise sistemática e científica da escola e do sistema educativo em Portugal, cruzando três olhares da sociologia: a sociologia da família, da infância e da educação. O livro surge também de uma inquietação das autoras "decorrente da apreciação dos debates públicos sobre a escola, tantaz vezes assentes na superficialidade dos argumentos, no impressionismo da análise, na fragilidade da prova, ou no desconhecimento do objecto". No último capítulo as autoras apresentam o trabalho que tem sido feito no âmbito do programa que coordenam no ICS, e do qual eu já tive a oportunidade e o prazer de participar, o Observatório Permanente das Escolas. Uma leitura interessante e desmistificadora...

Tuesday, November 21, 2006

Novo desafio...

Aprender a trabalhar com equações estruturais no programa AMOS. Depois de apenas duas sessões de formação (ainda faltam mais quatro), reconheço as vantagens da sua utilização em relação ao programa que comummente utilizo para fazer análise estatística - o SPSS. Há que controlar o erro de medida e o distúrbio ;)!

Monday, November 20, 2006

A Good Year

Tuesday, November 14, 2006

Depois de mais uns meses de espera...

...a bolsa continua recusada! A FCT, depois dos resultados inciais do último concurso, deu 10 dias para os candidatos responderem formalmente à avaliação que lhes foi feita. A FCT teve depois 30 dias úteis para olhar para estas cartas até emitir um resultado final, que antecede a fase de recurso formal, da candidatura. A minha bolsa continua recusada, e não só a minha, como a de todas as outras pessoas que pediram uma bolsa de mestrado na área de sociologia. Já soube de algumas pessoas a quem a bolsa de doutoramente passou a ser aprovada, o que é muito bom, para outras, infelizmente, ainda não foi desta. Contudo, é preciso continuar!

Até dia 15 de Dezembro...

...há muito que projectar! Ainda bem que, apesar do cenário de crise do país, ainda se faz algum investimento na ciência!

Thursday, November 09, 2006

Etnicização vs. Assimilação

Ontem teve lugar no ICS, no âmbito do programa doutoral, uma palestra de Rui Pena Pires (sociólogo e Professor no Departamento de Sociologia do ISCTE) dedicada à temática de modos de integração dos imigrantes. A palestra foi deveras interessante, não só pela excelente capacidade expositiva do Professor, mas também pelo nível de abstracção que o seu raciocínio alcança. Para mim, Pena Pires deixou muito clara a definição que subjaz a "sua" utilização de alguns conceitos, nomeadamente os conceitos de etnicização e de assimilação, enquanto dois modos diferentes de integração dos imigrantes em novos contextos de acolhimento:
- etnicização parte do pressuposto de que existe uma segmentação, existindo uma fraca aproximação do migrante aos quadros preexistentes da sociedade de acolhimento, podendo este criar novos quadros ou aproximar-se daqueles criados pela sua "etnia";
- assimilação parte do pressuposto de que existe uma aproximação do migrante aos quadros de referência da sociedade de acolhimento. Aqui, o Professor faz uma nota importante. O conceito de assimilação, na sua génese, não assume a conotação negativa actualmente percebida. Isto é, por assimilação não se entende homogeneização dos grupos, ou não se entende que se procura, em última instância que estes novos grupos, que trazem diferença e diversidade para a sociedade de acolhimento, se homogeneízem com a sociedade de acolhimento, porque ela própria também não é homogénea.
Neste sentido, as políticas multiculturais fazem recair muito o processo de integração para o lado da etnicização, limitando, desta forma (e até paradoxalmente) a diversidade, uma vez que as fronteiras dos grupos/"etnias" são claramente definidas, limitando-se assim o cruzamento e a variedade cultural. Pena Pires refere: não deveremos antes pensar num monoculturalismo plural...

Monday, November 06, 2006

Marie Antoinette


Marie Antoinette é o último filme de Sofia Coppola. A realizadora, como tem vindo a ser habitual nos seus filmes, dá-nos um olhar particular, e na minha opinião muito intimista, da personagem principal. Este é um filme de fortes cores e de muita textura. Recomendo!

Friday, November 03, 2006

Moonlight

Mais um blog de uma das alunas que participou na actividade de ocupação científica de jovens no ICS - As artes do ofício: ser investigador em ciências sociais.

Aqui fica o link:
http://blueeyes17.blogspot.com/