Kátxinha's stuff

Monday, October 30, 2006

The Devil wears Prada


Sábado foi dia de saída: jantar, cinema, passeio a dois. Soube bem!

Fomos ver O Diabo veste Prada. Um filme divertido e leve para descontrair. Argumento simples, mas com uma actuação fantástica de Meryl Streep.


Próximos filmes na lista: Filhos do Homem e Marie Antoinette

Thursday, October 26, 2006

Waiting for Europe...

Waiting for Europe (À espera da Europa) de Christine Reeh conta a história de Vânia, uma jovem búlgara que veio para Portugal à procura da independência e de uma vida melhor. O filme pretende apresentar um retrato intimista do trajecto migratório de Vânia. Este é um trajecto que se vai gradualmente afastando dos objectivos iniciais e que se adapta às novas circunstâncias.















O filme faz parte do DocLisboa (www.doclisboa.org) e foi ontem exibido na sessão das 18.30.

Friday, October 20, 2006

Identidade(s)

O (re) início das aulas de mestrado já incita a algumas reflexões. Ontem esteve em discussão na aula a questão da identidade nacional - como a definimos e como se vai perpetuando. Uma das questões levantadas, e que me deixou a pensar posteriormente, é se os Portugueses na possibilidade de escolher uma identidade Europeia ou uma identidade Lusófona, qual delas optariam/prefeririam (?). A mim parece-me que talvez esta questão não se coloque...a identificação/exaltação de uma identidade está também ligada com a sua utilização estratégica. Podemo-nos identificar com vários grupos/categorias identitárias sem que tal implica uma opção, e muito estrategicamente utilizamos essa pertença consoante tal se torne mais vantajoso em determinado momento. No entanto, não deixo de considerar que essa identificação pode ter diferenças forças. Portanto, em Portugal há uma identificação maior com a Europa ou com a Comunidade de Países Lusófonos?

Contributos para esta questão são muito bem-vindos...

Monday, October 16, 2006

A bedtime story...

Lady In The Water by M. Night Shyamalan

Thursday, October 12, 2006

Ontem...

Sessão de abertura do Mestrado, rever e conhecer novos colegas e professores.


O dia foi cheio de boas notícias - recompensadoras do esforço feito.

Começa um novo ano lectivo...

Tuesday, October 10, 2006

Hoje...

é dia de regressar ao YOGA!

Vamos ginasticar...


Como correu então a Conferência?

A Conferência Metropolis, que teve lugar este ano em Lisboa entre os dias 2 e 6 de Outubro, correu muito bem.

Foi a primeira vez que participei estando dos dois lados, como ouvinte e como oradora, numa conferência com esta dimensão. Haviam cerca de 900 participantes, 8 sessões plenárias e 75 workshops divididos por três tardes.

A minha comunicação teve lugar na quarta à tarde e apesar de existirem vários workshops a decorrer simultaneamente, havia um número considerável de pessoas a assistir. A comunicação correu bem, um pouco apressada devido a constrangimentos de tempo (15 minutos apenas), e os comentários e perguntas feitos foram pertinentes e incentivadores à continuação do trabalho. Novos e importantes contactos com outros investigadores foram feitos e acho que este foi um dos aspectos mais positivos da participação nesta conferência. (Nota: estes novos contactos alertaram-me para a importância de rapidamente fazer um cartão profissional. Escrever o nosso e-mail num post-it revela ainda alguma inexperiência - vivendo e aprendendo).

As sessões plenárias que assisti foram também interessantes, principalmente aquelas que tentaram juntar numa mesma mesa de discussão académicos e policy makers.

Um especial destaque tem que ser feito à sessão de fecho da conferência onde pudemos contar com a presença de Demetrios Papademetriou do Migration Policy Institute (EUA). No seu discurso, Papademetriou mostrou-nos a sua visão da realidade das migrações, tendo por base a sua experiência tanto de um lado do oceano atlântico como do outro, e a desadequação das politicas nacionais dos países face a esta realidade, onde se têm vindo a verificar novos dinâmicas de mobilidade das pessoas.

Foram portanto dias de aprendizagem, de estabelecimento de novos contactos e de muitas conversas interessantes pelos corredores e à hora de almoço.

A próxima conferência Metropolis realiza-se em Melbourne, Austrália.

Tuesday, October 03, 2006

Conferência Metropolis

Começou ontem a 11th International Metropolis Conference: “Paths and Crossroads: Moving People, Changing Places” subornida ao tema das Migrações. A conferência irá decorrer até sexta-feira, dia 6 de Outubro.

A conferência deste ano procurou reequacionar a abordagem em relação às conferências do passado, mais direccionadas para o ponto de vista das sociedades de acolhimento e dos efeitos das migrações internacionais nos países de destino.

A rede Metropolis conta com a participação de Portugal desde 1997 , com o apoio da Fundação Luso Americana. Actualmente participam nesta rede três centros de investigação portugueses, nomeadamente: 1) Centro de Estudos Geográfico da Universidade de Lisboa; 2) Centro de Estudos Sociais da Univerdade de Coimbra; e 3) SociNova Migrações da Universidade Nova de Lisboa.

O programa da conferência divide-se em sessões plenárias que decorrem durante a manhã, e workshops (no total 80, a decorrer simultaneamente nos vários dias) na parte da tarde. As sessões plenárias têm lugar na Culturgest, e os workshops dividem-se entre a Cultugest, a Gulbenkian, e alguns hotéis da cidade.

As migrações são abordadas tendo em conta várias temáticas, como por exemplo a imigração feminina, a imigração ilegal, políticas de imigração, reunificação familiar e processo de integração dos imigrantes.

Quem estiver interessado pode obter mais informações no site da conferência: http://www.ceg.ul.pt/metropolis2006/indexpt.html.


Eu lá estarei para ouvir muito e falar um bocadinho!