Kátxinha's stuff

Wednesday, October 31, 2007

Por aqui

anda-se com as emoções à flor da pele!

Thursday, October 25, 2007

E a saga continua

Afinal ainda vou transcrever mais duas entrevistas, para as quais ainda não tenho uma versão transcrita em português na integra. O problema é que estas não foram feitas em formato digital, ou seja, estou aqui agarrada às teclas do gravador de cassetes, que me parecem agora muito "pré-históricas". A princípio bem que os dedos tendiam para as teclas programadas no pc para trabalhar com o software de transcrição, mas já ganhei o ritmo outra vez do "stop" - "rewind" - play"..."stop" - "rewind" - "play"...
Entretanto, o Outono/Inverno parece que quer chegar, e hoje ainda arrisquei trazer manguinha curta, mas parece-me que já chegou a hora da camisola. Afinal, já estamos quase em Novembro...

Wednesday, October 24, 2007

Conference Call

Ontem, primeira conference call. Juntar vários países ao telefones (EUA, Portugal, Espanha, Inglaterra e Itália) é de facto uma experiência interessante, onde, surpreendentemente, se verificam momentos de silêncio onde está tudo à espera que alguém seja o primeiro a falar, e momentos em que alguém monopoliza a conversa. Contudo, contratriamente ao meu inicial cepticismo, é uma forma produtiva de colocar todos os envolvidos "up to date" e de esclarecer dúvidas.

Afinal

Tenho os "açucares" muito baixos, e é preciso comer de 3 em 3 horas para não ter "fanicos". Fora isso, está tudo bem.

Wednesday, October 17, 2007

Hoje...tive um "fanico"

Nunca me tinha acontecido. Estava eu na fila da cantina para o almoço, quando comecei a ficar cheia de calor e com suores frios...De repente as coisas ficaram turvas e pronto tive uma quebra de tensão. Nunca me tinha acontecido. Vale as amigas que estavam comigo e que sabiam o que fazer. Toca de sentar, beber suminho e comer açucar. Poucos minutos depois, já estava melhor. O almoço a seguir soube mesmo bem.

Ontem na Gulbenkian

Lançamento de um estudo sobre políticas de integração de imigrantes, mais precisamente a criação de um índice que permite fazer um ranking dos países da UE (mais a Suíça, a Noruega e o Canadá) em matéria de políticas de integração com base em seis aspectos: o acesso ao mercado de trabalho, o reagrupamento familiar, a residência de longa-duração e tipos de vistos; a participação política e direitos políticos; o acesso à nacionalidade; e medidas contra a discriminação. Portugal, para surpresa de muita gente, aparece classificado em segundo lugar neste ranking. Contudo, apesar de relevante, este índice e os seus resultados devem ser contextualizados, primeiro no procedimento de criação do índice, e segundo no que efectivamente este se encontra a medir. De facto, em matéria de legislação no que concerne a estes aspectos de integração, Portugal tem vindo a fazer um percurso positivo. Por exemplo, ao nível do reagrupamento familiar a legislação portuguesa é mais abrangente do que a Directiva Comunitária (Directiva nº 2003/88/EC, de 22 de Setembro). Mas para passar da legislação à prática existem várias etapas que o país tem que alcançar para que efectivamente, o que teoria das leis prevê passe a ser uma realidade do quotidiano dos serviços e dos imigrantes.

Tuesday, October 09, 2007

Estou fascinada

Estou em processo de análise aprofundada das minhas entrevistas e estou fascinada com as potencialidades e facilitismos proporcionados pelo programa ATLAS-TI. Ainda estou na fase de codificação aberta, mas penso que quando começar a agrupar códifos e a pedir outputs o fascínio vai ser ainda maior.
PS - Do fim-de-semana, a registar um baptizado no sábado de uma bebé linda. Como não podia deixar de ser, houve muita comida, incluindo muitas sobremesas. E eu que gosto pouco dessas coisas...;)!

Tuesday, October 02, 2007

Último semestre

A semana passada dirigi-me à Nova para pagar a última propina do mestrado. Os serviços académicos desta faculdade continuam a surpreender-me. Apesar do caos de gente que se encontrava a rodear o gabinete de pós-graduações, a minha vez chegou bem mais depressa do que estava a contar (vale para isto o facto de praticamente 20 pessoas que tiraram senha antes de mim não terem tido a coragem de esperar). O fim do mestrado aproxima-se. A tese era suposto estar mais adiantada do que está. Mas enfim, ao menos o projecto de tese foi bem avaliado. Parece-me que isso, se calhar, é bom prenúncio.